Como posso aproveitar ao máximo a ajuda de um advogado de família?

Aproveitar ao máximo a ajuda de um advogado de família?

Como posso aproveitar ao máximo a ajuda de um advogado de família?
Como posso aproveitar ao máximo a ajuda de um advogado de família?

Para aproveitar ao máximo a ajuda de um advogado de família, o indivíduo deve ter uma lista de perguntas preparada antes de se encontrar com um possível advogado de família. Alguns tipos de perguntas ou tópicos que uma pessoa deve discutir antes de contratar um advogado da família incluem o seguinte:

  • Taxas e outros honorários: Este é um assunto extremamente importante a ser discutido antes de contratar um advogado de família. Especificamente, pergunte a eles como eles cobram de seus clientes (por exemplo, taxas fixas, taxas horárias, etc.) e se há custos adicionais que os clientes devem pagar além dos honorários advocatícios. Por exemplo, custas judiciais, custos de testemunhas especializadas, despesas com outros advogados ou paralegais trabalhando no caso, etc.
  • Duração do problema: A duração de um caso está diretamente ligada ao tópico de taxas e custos. Por exemplo, se um advogado da família cobra por hora, a pessoa deve saber antes de contratar o advogado que um caso mais longo exigirá que eles reservem muito mais fundos do que um que leva apenas um dia para ser resolvido.
  • Experiência com assuntos semelhantes: embora seja possível obter essas informações lendo a biografia de um advogado de família ou pesquisando o histórico do advogado, o cliente deve saber quanta experiência um advogado tem com seu problema específico antes de contratá-lo. Se eles não tiverem absolutamente nenhuma experiência, isso pode indicar que o cliente deve contratar um advogado diferente; de preferência, alguém que tenha o tipo certo de experiência.
  • Estratégias alternativas: Uma vez que ter um tribunal para resolver uma questão é a forma mais cara de estratégias legais, um indivíduo deve perguntar ao seu advogado de família se existem estratégias legais alternativas. Por exemplo, é possível resolver certas questões de divórcio por meio da mediação, em vez de perante um juiz?
  • Resultados potenciais: embora possam ser apenas previsões baseadas em experiências passadas e casos semelhantes, uma pessoa deve certificar-se de perguntar sobre os resultados potenciais de seu assunto. Esta pergunta pode ajudar a identificar quais casos não valem a pena levar a tribunal e/ou se é mesmo necessário contratar um advogado. 
  • Outros documentos ou informações: Finalmente, um cliente deve perguntar a seu advogado se há alguma outra informação ou documento que ele deva fornecer porque pode ajudar um advogado a fazer seu trabalho da melhor maneira possível e pode fornecer amplo suporte para um caso.

Algumas outras dicas que podem ajudar um indivíduo a obter o máximo dos serviços de um advogado de família incluem:

  • Seja honesto: um dos principais fatores que podem levar um cliente a perder ou receber um resultado desfavorável em um caso é não ser honesto com seu advogado. Clientes que mentem sobre eventos, omitem fatos ou retêm informações sobre sua situação de seus advogados têm menos probabilidade de obter resultados favoráveis. 
    • Ao ser franco com um advogado inicialmente, reduz as chances de que as informações os prejudiquem em um estágio futuro do caso, evita que a outra parte use esses detalhes contra eles e dá a seu próprio advogado a oportunidade de encontrar uma maneira de protegê-los de materiais prejudiciais.
  • Mantenha um registro: certifique-se de manter registros organizados de todos os documentos e informações relacionados a um assunto. Isso pode incluir submissões judiciais, telefonemas, mensagens de texto, e-mails e quaisquer outros documentos ou evidências pertinentes ao problema. Isso ajudará a estabelecer um cronograma e também pode ser extremamente útil no caso de qualquer um desses materiais ser necessário para provar alguma parte do caso.
  • Fique calmo: Ficar calmo e equilibrado é mais fácil dizer do que fazer; especialmente, quando um assunto envolve uma questão familiar. Tente não tomar decisões impulsivas ou se comportar de maneira que possa atrapalhar algum aspecto do caso. Acima de tudo, certifique-se de ouvir o advogado que está cuidando do caso.
    • Por exemplo, se um advogado disser para não discutir com um futuro ex-cônjuge, tente ouvir suas palavras, se possível, pois esse tipo de conselho é dado tendo em mente os melhores interesses do cliente.

A empresa Advocacia Leite está localizada em Brasília, DF. No seguinte endereço: SHN Quadra 1 – Bloco C – Loja 5 – Biarritz, Setor Hoteleiro Norte – Brasília – DF – CEP: 70710-310

Telefone: (61) 2626-2735 • 98375-1924

 

 

 

 

 

Pensão alimentícia é um assunto que normalmente gera muitas dúvidas, é verdade! Apesar disso, esse é um tema bem simples e fácil! Basta saber alguns pontos básicos e tomar algumas precauções! É isso que te mostraremos neste artigo, com uma linguagem simplificada.

E se após a leitura ainda tiver dúvidas, contrate uma consultoria com um advogado de família.

Se quiseres conhecer estratégias sobre revisão de pensão, para aumentar, diminuir ou cancelar a pensão, o curso tem uma linguagem muito simples e é indispensável para quem quer ficar por dentro das principais estratégias sobre o tema.