Guarda de Filhos

Entenda sobre a guarda de filhos

Em caso de separação de casais, é normal que ambos entrem em uma acordo amigável sobre a guarda dos filhos. Se isso não for possível, o Código Civil estabelece que o juiz deve decidir pela guarda compartilhada dos filhos, salvo se um dos genitores declarar expressamente que não a deseja, ou então se uma das partes não reunir condições morais ou físicas para desempenhá-la, oportunidade em que a guarda será fixada de modo unilateral (cabendo à mãe, ao pai ou, ainda, a alguém que os substitua).

Obviamente, em alguns casos a guarda compartilhada não se mostra possível por circunstâncias físicas e espaciais, tal como na hipótese de os pais residirem em cidades ou estados distantes ou mesmo em países diferentes.

Se, contudo, o juiz verificar que o filho não deve permanecer sob a guarda nem do pai nem da mãe, pois nenhum deles ostenta condições para exercê-la, a guarda poderá ser deferida a terceira pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, possuindo maiores chances os parentes mais próximos ou pessoas que tenham comprovadamente relações de afinidade e afetividade com o menor.

áreas da guarda de filhos
Guarda Alternada

Guarda Alternada

Guarda Compartilhada

Guarda Compartilhada

Guarda Unilateral

Guarda Unilateral

Regulamentação de Visitas

Regulamentação de Visita

Quem irá lhe atender?

Dra. Elizabeth Leite

Advogada humanizada em direito de família!
Atua com empatia, clareza e dedicação, sempre priorizando o bem-estar das crianças e a tranquilidade dos pais.
A Dra. Elizabeth Leite — referência em Direito de Família e uma das advogadas mais bem avaliadas — atua com ampla experiência na defesa dos interesses de seus clientes, oferecendo atendimento personalizado e focado em soluções jurídicas eficazes e humanizadas.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com a Dra. Elizabeth Leite.